terça-feira, 7 de julho de 2009

Dica de evento


Ainda aprendendo com o começo de tudo, aqui estou, mais um dos "Curiosos" por quase tudo relacionado à sétima arte, para a minha primeira participação em algo que tenho muito orgulho de ter incentivado.



Desde já, digo que escreverei aqui esporadicamente, tentando ao máximo trazer detalhes e informações relevantes sobre o universo cinematográfico, além de dicas que permeiam esse mundo.



Sendo eu, talvez, o que mais aprecia a produção das películas nacionais (e nem é tanto assim!), venho trazer a todos a dica de um evento que ocorrerá entre os dias 9 e 16 desse corrente mês: o II Festival Paulínia de Cinema. Localizada à 120 km da capital, Paulínia é uma peculiar cidade do interior paulista. Diferentemente das demais cidades vizinhas, Paulínia não possui uma única sala de projeção. Apesar disso, vem se empenhando desde o ano passado para entrar no circuito de grandes sedes nacionais de festivais desse tipo.



E eu diria que até com grande êxito. Em 2008, a organização conseguiu atrair um grande público, além de muitos artistas e diretores para prestigiar o evento. Na premiação de 2009, concorrem quase 30 filmes, divididos em 4 categorias: curta-metragem, curta regional, longa-metragem documentário e longa-metragem. O grande homenageado desse ano será o diretor Daniel Filho, responsável pela recente sucesso de bilheteria "Se eu fosse você 2". No último dia do Festival, reservado para as premiações, também terá uma sessão première de seu mais recente filme, "Tempos de Paz".



No corpo de jurados, confirmados, estão: o jornalista e escritor Zuenir Ventura; a roteirista Elena Soares e o jornalista Wilson Cunha. No primeiro dia de Festival, aberto apenas para convidados, os mestres de cerimônia serão Lázaro Ramos e Marília Gabriela (coitados dos convidados! rs).



Uma inovação também nesse ano será uma "sessão itinerante" gratuita, que percorrerá cinco bairros da cidade, exibindo filmes nacionais atualmente em cartaz nos principais cinemas do país.



Quem quiser ver a programação completa, basta clicar aqui. Vale lembrar que as sessões diárias são gratuitas, abertas ao público até a lotação do Theatro Municipal.



Até a próxima.. Hasta la vista!

Nenhum comentário: