terça-feira, 5 de março de 2013

Pacino, Walken e Arkin com energia de sobra

A sinopse pode passar a impressão de uma história amplamente retratada no cinema, e pouco criativa. Depois de cumprir sozinho uma longa pena para livrar seus colegas de crime, um velho bandido sai da cadeia ainda disposto a continuar na vida fora da lei.

Seu melhor amigo, também da gangue, foi incumbido da mais ingrata missão de sua carreira: matá-lo.

De fato a história não é das mais inovadoras, mas o grande trunfo de "Stand Up Guys" é seu elenco. Al Pacino é Val, o bandido que cumpriu a pena sozinho. Christopher Walken é Doc, melhor amigo de Val e o responsável por matá-lo, a mando de um traficante da região. Para fechar o trio de velhos bandidos, Alan Arkin é Hirsch, que na juventude foi o motorista do grupo.

O tema dos bandidos aposentados já foi bem explorado pelo cinema, e todos os casos de sucesso passam pela competência do elenco. No caso de "Stand Up Guys", Pacino, Walken e Arkin entregam trabalhos precisos e extremamente afiados.
A experiência está clara em cada expressão e entonação dos três, que sabem dosar com exatidão as necessidades dramáticas de cada cena.

Christopher Walken é o bandido nostálgico, aposentado do crime, angustiado pela missão de matar seu amigo e atormentado pela distância da família - a filha se afastou e a neta não sabe quem ele é.

Al Pacino é o mais energético de todos, cumpriu sua pena com orgulho, está ávido por voltar à ação mas não consegue se adaptar ao novo mundo para o qual foi solto.


Alan Arkin está em luto pela morte de sua esposa, mas não perdeu suas habilidades na direção, muito menos a disposição para um último trabalho.

O roteiro pode não apresentar grandes novidades e a narrativa é bem tradicional, mas o filme vale pela força do seu trio de protagonistas. A direção de Fischer Stevens não compromete, e consegue captar as nuances de cada ator.

Fica aqui o registro para a boa participação da novata Addison Timlin como a garçonete do restaurante onde os bandidos se reúnem. (imagem abaixo)
Com pouco tempo de tela, ela conseguiu mostrar carisma e boa presença de cena.

"Stand Up Guys", por fim, é o filme que mostra que bons atores ainda salvam um filme comum e, por mais que a tecnologia esteja criando maravilhas e atraindo o público com efeitos especiais, no fim das contas o ator ainda é a alma do cinema.

O filme, que estreou nos EUA em fevereiro, só chega por aqui no dia 5 de abril.




(Imagens: divulgação e Yahoo Movies)

Nenhum comentário: